top of page

Apresentação do Festival das Marias - Edição Portugal 2021

O Festival das Marias é um evento internacional e pluridisciplinar, que se baseia na perspectiva da arte no feminino, ou seja, na criação e exploração feminina nas mais diversificadas áreas da criação artística.

Surge como resposta à necessidade de potenciar a dimensão distintiva da criação feminina, frequentemente ofuscada pelo preconceito de género, alicerçado numa tradição de hierarquização patriarcal e num machismo generalizado. O Alentejo, região onde se desenvolve o Festival, é caracterizado historicamente pela subalternização da mulher nas suas diversas dimensões e, a criação artística não é exceção. Assim, o festival pretende apresentar várias propostas de diversas áreas artísticas, todas elas obras de mulheres, sobre mulheres mas para todos, na tentativa de esbater discrepâncias sexistas que teimam em persistir. Pensamos que a luta pela igualdade de género pode e deve alicerçar-se na apresentação do que de melhor as criadoras artísticas fazem, nacional e internacionalmente.

O Festival das Marias 2021 vai acontecer em vários locais do Alentejo. As Marias vão estar em Beja, Aljustrel, Grândola, Mértola e Santiago do Cacém, potenciando parcerias e dando continuidade ao trabalho entre municípios e agentes culturais iniciado pelo FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo. Vai também aprofundar e pôr em evidência o trabalho sistemático realizado no EntreMarias, que iniciou em janeiro de 2020 e que tem reunido mensalmente dezenas de Mulheres em torno de temas que lhes são caros.

O Festival das Marias é uma parceria de colaboração existente entre a CADAC e a Associação Lendias d'Encantar. Nesta edição vai apresentar à região espectáculos de dança, teatro, música, cinema, workshops, círculos e muitas conversas! Temos a certeza que vai gostar de participar! Esperamos por si!


Beja, novembro de 2021

Antônio Revez

Director Artístico

Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino

68 visualizações
bottom of page