top of page

A segunda edição do Festival das Marias no Brasil traz protagonistas femininas

Atualizado: 17 de nov. de 2021

da música, circo, teatro, cinema e artes visuais


A segunda edição no Brasil do Festival das Marias - Festival Internacional das Artes no Feminino acontece entre os dias 18 e 25 de novembro no formato híbrido - presencial e online, partir das cidades de São Bernardo do Campo e São Paulo, estado de São Paulo, Brasil, com todas as atividades gratuitas. O evento se apresenta como palco do feminino, trazendo discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher e colocando criações femininas sob os holofotes.

Tendo como protagonistas mulheres brasileiras, latinoamericanas e ibéricas, a programação é formada por espetáculos e intervenções que passam pela música, circo, teatro, artes visuais, diálogos e oficinas, e busca incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino, provocando reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres.

O festival tem abertura programada para 18/11, às 17h, de modo presencial, e em São Bernardo do Campo, às 21h, de modo online, a partir de São Paulo no canal do festival no YouTube. A programação estende-se numa crescente mostra de criações femininas que se encerra em 25/11, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, com uma programação intensa ao longo do dia, seguida de anúncios para a edição 2022.


O Festival das Marias, nascido em Portugal, em 2019, é um evento de cruzamento multidisciplinar de carácter internacional que se centra na perspectiva da arte no feminino em várias áreas da criação artística. Surge como resposta à perpetuação da desigualdade e discriminação de gênero, das oportunidades desiguais e consequente disparidade de visibilidade de trabalho, particularmente entre homens e mulheres, com especial enfoque no setor laboral artístico. A temática do feminino e da criação no feminino apresenta-se como um elemento distintivo na realização e programação do Festival, cujo propósito é reafirmar as relações entre países ibéricos e irmãos, buscando espaços para discussões comuns a todos os povos.


Programação

Programação completa a partir dos canais


FICHA TÉCNICA / BRASIL 2021 – Direção Geral: Adriana Belic Direção Artística: Antônio Revez Consultoria: Bianchi Associados. Curadoria Artes Cênicas: Bel Toledo e Gisele Tressi. Curadoria Artes Visuais: Beto Carrazzone. Curadoria Cinema: Pandora Filmese Cine Petra Belas Artes. Curadoria Diálogos: :Amanda Rondina, Julia Andreatta, Camila Machado.Gastronomia: Armazém Café Doceria. Apoio institucional: Metrô SP. Apoio cultural: Escola dos 7 Portões. Apoio: Câmara Municipal de Beja, Direção Geral das Artes, Governo de Portugal. Site: Agência Maria. Projeto Gráfico: Workhouse Design; Artes digitais: Bruna Lino Média partners/Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação e Platea Comunicação e Artes.Editais:Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.Realização: CADAC - Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d'Encantar, Casa da Abelha Cultural, Belic Arte.Cultura, Secretaria da Cultura e Juventude, Prefeitura de São Bernardo do Campo, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.


Festival das Marias - Festival Internacional das Artes no Feminino

De 18 a 25 de novembro de 2021, a partir de São Bernardo do Campo e de São Paulo, Brasil.


Presencial

Dias 18 e 19/11, a partir das 17h

Câmara de Cultura Antonino Assumpção

Rua Marechal Deodoro, número 1.325, Centro

São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil


Dias 19 a 21/11, às 19H

Centro Cultural Vita Itororó

Rua Pedroso 238, São Paulo, Brasil


Online De 18 a 25/11, vários horários

Canais de Transmissão:

YouTube.com / Festival das Marias: https://www.youtube.com/festivaldasmarias

Diálogos e oficinas: Verificar canal de transmissão ao vivo na programação.

Grátis.

24 visualizações
bottom of page